Ações interventivas de proteção à criança e ao adolescente, e promoção dos primeiros auxílios psicossociais.
A interface com as Escolas, nasce da necessidade manifestada por pais, educadores e comunidade de forma geral, de cuidar de suas crianças adolescentes e jovens, no tocante as violações de direitos e violências sofridas, bem como, sinais de desordens emocionais, psicológicas apresentadas durante esse período de pandemia principalmente. As ações do projeto estão comungando com os temas transversais e projetos da Educação, de modo a não desvirtuar do sistema formal e ao mesmo tempo engajar os meninos e meninas em ações preventivas. Oferecemos nas Escolas:
Programa brincando nos fortalecemos em tempos difíceis- programa CLAVES. Ações a serem executadas junto a grupo de meninas e meninos.
Constituição de comissões; salvaguarda infantil e comissão de programa de apoio psicossocial.
Recursos terapêuticos complementares a saúde mental como: Terapia comunitária, Reiki e Constelação sistêmica.
Atendimento Psicológico e atuação de educadores sociais junto com terapeutas.
Implementar as ações que previne de maus tratos e transforma vida de meninos e meninas, vislumbrando intervenções positivas e cenários harmoniosos na vida familiar e na relação estabelecida na vivência escolar.
Família Escola e Associação- ações de Prevenção as violências contra as crianças e adolescentes, apoio atenção psicossocial e comissão de salvaguarda infantil, metodologia sessões bem querer;
Intervenção e atendimento psicológico a criança adolescente jovem e família;
Práticas integrativas complementares (Reiki, terapia comunitária integrativa e constelação sistêmica), no formato de atendimento coletivo e agendado na AUPP.
Comunidades: Espinho, Danças, Gangorra e Córrego do Feijão, Bairro: Antônio Holanda de Oliveira, em Limoeiro do Norte- CE, com os atendimentos na sede da AUPP e APPU e ações nas Escolas.
Este projeto conta com a parceria e financiamento da Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro do Norte- CE.