#NOTÍCIAS Por AUPP, 08 Mar 25
#NOTÍCIAS Por AUPP, 08 Mar 25
O Carnaval, festa popular que nos convida a vestir fantasias, nos tornar brincantes e nos alegrar, também é uma oportunidade para sermos porta-vozes de um grito que ecoa por todo o planeta: CHEGA de comprometer a vida! Chega de naturalizar e fantasiar sobre uma mudança que vai acontecer como um passe de mágica. É hora de reciclar, reaproveitar, reduzir, reutilizar e repensar.
Foi com esse espírito que a Associação Unidos para o Progresso (AUPP) transformou o Carnaval da Casinha de Cultura na "brincadeira mais séria" que poderia acontecer. O evento contou com a parceria do poder público, incluindo a Guarda Municipal e o órgão de trânsito, garantindo a segurança e organização do desfile. Todos os equipamentos sociais e educacionais, bem como grupos e movimentos, foram convidados a se engajar nessa pauta comum a todos, despertando uma consciência mais próxima da defesa da vida.
O Carnaval envolveu os mais diversos públicos: jovens, idosos, crianças e adultos, que juntos percorreram as principais ruas do Sítio Espinho, zona rural de Limoeiro do Norte-CE. A celebração gerou um impacto positivo na comunidade, tanto pelas homenagens quanto pela temática de proteção ao meio ambiente.
Como parte da preservação cultural da Casinha de Cultura, a AUPP homenageou Dona Antônia, uma mulher que completou 90 anos de vida e, resistindo a todas as adversidades, ensinou a arte de brincar com bonecas de pano. Dona Antônia reaproveitava tecidos e diversos materiais para confeccionar bonecas de pano e toalhas de "fuxico". Ela organizava aniversários de bonecas, batizados e até casamentos, simbolizando a preservação do movimento da infância no âmbito cultural e ambiental.
Nossa honrosa homenagem a essa mulher que é um símbolo de resistência e preservação cultural.