#NOTÍCIAS Por AUPP, 08 Mar 25
#NOTÍCIAS Por AUPP, 08 Mar 25
No dia 14 de fevereiro de 2025, a sede da Associação Unidos para o Progresso (AUPP), localizada no Sítio Espinho, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi palco da IV Assembleia Territorial do Grupo de Lideranças da AUPP, em parceria com o ChildFund Brasil. O evento contou com a presença de 32 adolescentes das Organizações Sociais Parceiras da AUPP, incluindo a Associação Projeto Paz e União (APPU); Associação Futuro da Criança (AFC) de Jaguaruana, Sociedade Nova Esperança (SONE) de Russas e Associação para o Progresso Infantil (APROINFA) de Morada Nova.
A assembleia foi presidida pelas lideranças juvenis Deivison Diógenes e Jair Nunes, com o apoio de educadores sociais da AUPP. Ambos são membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) em níveis municipal e estadual. O tema central do encontro foi “Crianças e adolescentes: participação, engajamento e impactos nas decisões sociais e políticas”.
Durante o evento, os participantes discutiram diversos tópicos em grupos de trabalho, resultando em importantes encaminhamentos, tais como:
Igualdade de Gênero nas Escolas: Garantir que meninas e meninos tenham o mesmo direito de ocupar espaços na quadra escolar, incentivando a participação de meninas em atividades esportivas.
Criação de Grêmios Estudantis: Promover a criação de grêmios estudantis nas escolas como espaços de exercício da democracia. As lideranças juvenis planejam levar essa pauta à câmara dos vereadores para instigar a criação de um projeto de lei.
Reuniões Mensais: O grupo se reunirá mensalmente, tanto presencialmente em cada OSP quanto virtualmente, abrangendo todo o território.
Participação em Reuniões do CMDCA e CEDCA: As lideranças do CPA participarão mensalmente das reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Continuidade das Assembleias: A próxima assembleia está prevista para junho de 2025, na cidade de Jaguaruana-CE.
A assembleia, que teve duração de sete horas, foi marcada pela intensa participação dos adolescentes, evidenciando a importância de assegurar espaços saudáveis para o exercício da cidadania juvenil.